Leonardo Sakamoto, Blog do Sakamoto
“Todo ano desliza. Moro aqui há 16 anos e sempre foi assim.”
A frase é de Antonio Paulo de Souza, que perdeu a casa e a maior parte  dos pertences em um deslizamento ocorrido no morro do Macuco, em Mauá,  Grande São Paulo, e foi colhida pelo repórter 
Guilherme Balza, do Uol Notícias.  Uma mulher de 34 anos e seu filho de 11 morreram soterrados com o  deslizamento. A Prefeitura de Mauá distribuiu nota oficial informando  que não obteve autorização judicial para remover as famílias da área,  enquanto os moradores disseram que nunca foram notificados para deixar o  local.
(O tema é tão recorrente que passa a ser estranho tratá-lo aqui no blog.  Vamos fazer uma experiência… Atenção para o texto a seguir)
Com exceção dos fanáticos religiosos que enxergam sinais da primeira ou  segunda vinda do messias (dependendo da religião em questão), apenas os  mais míopes não percebem que o planeta está dando o troco. Não estou  falando apenas do aquecimento global e das já irreversíveis mudanças  climáticas que vão gratinar a Terra nos próximos séculos, mas também dos  crimes ambientais que fomos acumulando debaixo do tapete e que, agora,  tornaram-se uma montanha pronta a nos soterrar.
Falamos de tragédias em Santa Catarina, em Angra dos Reis, na Ilha  Grande, em São Luiz do Paraitinga, no Jardim Pantanal, como se fossem  situações desconectadas da ação humana, resultados da fúria divina e só.  Um prefeito de uma cidade atingida disse que só restava a ele rezar  para Deus controlar as águas. Coitada da população que votou nele e  agora vê o administrador do município “terceirizando” o trabalho para o  plano superior, provavelmente dando continuidade ao que foi feito pelos  que vieram antes dele.
A declaração é da mesma escola daquela de um assessor de George W. Bush  quando questionado sobre a herança deixada às próximas gerações pelos  gases geradores de efeito estufa da indústria norte-americana. Não me  lembro da frase exata, porque lá se vão anos, mas foi algo do tipo:  “isso não será um problema, porque Cristo voltará antes disso”. Depois  alguém pergunta por que a Cacique Cobra Coral ganha tanto dinheiro…”
Artigo Completo, ::Aqui::